Os seguintes posts irão relatar a experiência no desenvolvimento do projeto final do curso de Ciência da Computação (UFAM), finalizado em 2006, cujo título foi “Tecnologia aplicada a negócios com ênfase no desenvolvimento de um módulo de sistema CRM de apoio a vendas”, tendo como base uma empresa de fabricação de uniformes profissionais (www.bds.com.br). O projeto na referida empresa foi utilizado para fins educativos.

O segmento de uniformes profissinais vem crescendo ao longo dos anos devido ao surgimento de novas leis trabalhistas que tornam obrigatório a utilização de uniformes profissionais, EPIs, dentre outros, no ambiente de trabalho. Onde fica mais perceptivo a utilizaçãode uniformes são nas empresas de construção civil e serviços gerais, bem como nas empresas que trabalham com processo de fabricação de produtos.

Certo da existência de várias fábricas de uniformes profissionais, cada empresa utliza suas ferramentas para manter-se na frente das outras na batalha do mercado, buscando constantemente vantagens competitivas. Dentro dessa necessidade, surge a metologia do CRM (Customer relationship management), que visa, resumidamente, fidelizar, reter clientes. E a tecnologia da informação é um forte aliado para a implantação e disseminação do CRM.

O primeiro passo seria mapear a estrutura geral do processo da empresa, identificando pontos chaves que poderão ser alterados. Algumas perguntas a serem realizadas são:
1) Como é registrado as ações sobre um cliente?
2) A empresa possui um local de registro de informações? como isso é feito?
3) Todos os setores (financeiro, marketing, rh, loja, contabilidade, telemarketing) tem acesso fácil as informações do cliente?
4) Os usuários estão armazenando informações relevantes?
5) Os papéis estão bem definidos? O processo?

O cliente é o reponsável pela entrada do dinheiro! Por isso ele aparece constantemente nas perguntas acima. E essas, dentre outras mais, são cruciais na definição de implatação de um software CRM ou ERP (Enterprise Resource Planning). Caso o processo da empresa não esteja bem definido, não vai ser a tecnologia que irá defini-lo. Os gestores devem enterder que é a tecnologia que imita os processos e pessoas, e não o inverso.

Os próximos posts irão relatar os passos para a implantação de um módulo de sistema CRM de apoio a vendas, bem como enumerar algumas diferenças entre sistema ERP e CRM.

Confira o Passo 2.

Forte Abraço!

Um comentário em “CRM-Empresa de Uniformes Profissionais – Passo 1

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s