Para quem vai o custo: Cliente ou TI?
Para quem vai o custo: Cliente ou TI?

Ao navegar na Net em busca pelo tópico de Gerenciamento de Projetos, conteúdo é o que não falta! WBS, Iniciação, Custo, Prazo, Escopo, Comunicação… Tem de tudo um pouco. Não sei se procurei direito, mas não achei assunto referente ao tema Custo inicial do Projeto: Para quem vai?

Primeiramente vamos tentar entender o que é Custo Inicial. Em minha visão é aquele alocado nas ações do Analista de Negócio, na qual ele vai até o cliente, houve suas necessidades, faz indagações, anota, faz ata de reunião, revisa, volta com o cliente, tira dúvidas, anota… Observe que até esse momento, a realização do projeto ainda não foi aprovada. Estou apenas coletando informações para desenvolver o Documento de Iniciação (Escopo, benefícios esperados, Descrição da Solução, etc.) do Projeto, que, querendo ou não, demanda um tempo. E tempo é dinheiro!

Colhi todas as informações, verifiquei riscos, viabilidade, “entregáveis”, custos e prazo. Passei para o cliente o documento. O cliente não aprovou! E agora? Para onde vai o custo do tempo que eu fiquei coletando as informações? Para o cliente?

-Olha Cliente, apesar de eu não ter nada para te entregar, minha hora é “tanto (R$)” e vou te cobrar tanto, em seu Centro de Custo.

-Olha Cliente, o meu produto são essas três atas de reunião e custa tanto.

Apesar do tom de brincadeira, essa situação acontece constantemente no momento do planejamento de um projeto. Para quem vai o custo? A TI, principalmente a área de desenvolvimento de software, sobrevive de projetos! E necessita dos mesmos para lançar seus custos.

E se o cliente aprovar? Aquelas 50h de coleta de informações vão ser alocadas onde? O projeto já começa com um valor realizado? Quais métodos nós poderemos utilizar para que o custo não seja alocado de maneira indevida?

Observaram que esse post teve mais perguntas que respostas? Pois é! Espero que os envolvidos no assunto de gerenciamento de projeto que por aqui passam deixem seu comentário sobre o tema.

Forte Abraço!

4 comentários em “Para quem vai o custo inicial: Cliente ou TI?

  1. Para quem vende projetos eu não vejo como o custo inicial não ser do fornecedor. Ou pelo menos o risco. Porque se o projeto for aprovado, claro, ele pode receber esse custo aí. Mas caso não seja aprovado, o investimento não teve retorno. Eu vejo que para quem vende projetos de software isso é mais complicado porque é tudo muito subjetivo, e o custo da objetividade é muito alto. Enfim, é assim que tenho visto as empresas trabalharem e é assim que trabalhamos na FPF. O ruim é quando o cilente pega tua proposta e pede um outro orçamento para um concorrente. Será que a do concorrente vai ser mais barata?

    Curtir

  2. Renato, passo por isso sempre. Temos um grande cliente que nem mesmo faz um termo de abertura, sou eu quem faço, e a partir daí nascem discussões, estudos reuniões e etc…até que o projeto seja ou não aprovado. Somos de área de diferentes, pelo que vejo vc é TI e eu engenharia, sei que para vcs as vezes é muito mais detalhado e trabalhoso, mas infelizmente o problema é igual para todos. É como quando chamamos um “encanador” em casa para um “orçamento sem compromisso”. O que nós, que trabalhamos na abertura de propostas e estudo de escopo fazemos é exatamente isso: “Um orçamento sem compromisso”. O custo infelizmente fica por conta da casa.
    Bom ponto de discussão! Parabéns.
    Carlos F. Rodrigues
    http://gpnapratica.wordpress.com
    http://www.twitter.com/pmpratice

    Curtir

  3. Renato, segundo as regras de gerenciamento de projetos o Termo de Abertura é o momento que o cliente passa a pagar, então se a intensão é cobrar pelo estudo teriamos que ter um acordo prévio.
    Agora se temos tempo livre e disposição para prospectar novos négocios, que os custos sejam assumidos e encarados como investimento pelo fornecedor.

    obs. Essa discurssão é antiga… !

    Sds,

    Curtir

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s