Há uns três meses atrás, quando ainda dava aula da disciplina Sistemas Operacionais, um aluno me perguntou: “- Professor, por que estudar sistemas operacionais? Não era pra gente tá aprendendo sobre Windows e Linux?”. Isso me fez lembrar as minhas aulas (Prof. João Marcos) no tempo de faculdade no curso de Ciência da Computação na UFAM , que se chamava Processamento de Dados, que é muito parecido com Engenharia da Computação, que agora tem Sistemas de Informação… Enfim! Lembrei do que aprendi naquela situação e também não entendia muito o porquê de estudar os conceitos de SO.

Essa percepção foi amadurecendo com o tempo e hoje, com certeza, sem entender os conceitos de SO, não seria um bom profissional da área de sistemas. Como não queria que o meu querido aluno demorasse a perceber isso, tentei explicar. Parte da conversa:

– O sistema operacional é um dos sistemas mais complexo que existe. Se você conseguir entender o seu funcionamento, qualquer sistema será “fichinha” para você!
-Mas professor, já está tudo pronto! É só eu utilizar! Banco de dados eu acho mais interessante!
-E você acha que o SO não utiliza banco de dados?
-Talvez…
-Tabela de páginas, gerenciador de arquivos, memória livre, diretório… Tudo isso está armazenado e deve ser gerenciado da forma mais eficiente possível. Se você for desenvolver um sistema de compras, ele não deve ser eficiente?
-Sim.
-Então, entenda como o SO gerencia esses dados e utilize de maneira similar em seu sistema. Entenda como o SO busca essas informações, indexa valores, consulta em árvores binárias… Por que é tão rápido?
-Hum…
-Mas professor, eu vou programar em C#… e pronto! O meu sistema de compras vai estar pronto.
-Ok. Quantos irão utilizar seu sistema de compras? Uma pessoa? Duas?
-Umas cem pessoas!
-Que ótimo! Como elas vão acessar concorrentemente? As cem? Tem que ter um controle de acesso, sincronização, processos ativos, threads, semáforos… Isso o SO faz com maestria! Sabe como?
-Não.
– Pois é… Conceitos, funções, características de SO são utilizados nos mais diversos tipos de sistema! Pense nisso. Ele agrega todas as outras disciplinas! Windows e Linux? Mudam todos os dias. Os conceitos de SO? Demoram um pouco mais.
-E o sistema operacional nas nuvens?
-Bem, atingi meu objetivo: você está interessado no assunto! Essa resposta fica pra próxima..

Deixo aqui algumas fontes:

http://codex.cs.yale.edu/avi/os-book/os7/
http://www.pearsonhighered.com/tanenbaum/

Tem mais algum motivo para estudar SO? Ou para não estudar? Deixe seu comentário.

Forte Abraço!

11 comentários em “Por que estudar Sistemas Operacionais?

  1. Muito boa sua explição sobre o pq de estudar SO,já tinha feito essa pergunta variass vezes,agora que estou vendo essa matéria na faculdade que fui enteder da importancia dessa matéria.

    Josi

    Curtir

  2. Eu vi essa matéria na faculdade e não achei tão interessante. Lendo sua matéria repensei sobre o pq estudar. Muito interessante.

    Curtir

  3. Essa era a resposta que procurava sobre meu curso…
    Faço Analise e Desenvolvimento de sistemas, e sempre me perguntei, e agora ? vou programar ? não gosto de programar mais gosto de quem programa… então o que será de mim ?
    Esse artigo me deu uma luz da minha dúvida, e sei que agora posso mim aprofundar em uma matéria que gosto bastante onde posso estudar tudo sobre SO onde posso auxiliar um programador para ser construído um bom programa com seus detalhes importantes, ou modificar ou implantar.

    Curtir

  4. Hoje é meu primeiro dia como professor desta disciplina. E estava pensando em como dar a resposta a esta pergunta. Aqui encontrei uma ótima pergunta. Parabéns.

    Curtir

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s