O vasto conteúdo existente sobre Gerenciamente de Projetos nos dá a falsa segurança de que tudo vai sair bem. Vamos dividir as fases, documentar e pronto! Esse post trata superficialmente do assunto Liderança. Afinal, não importa o número de livros lidos sobre o assunto ou quão experiente você seja… sempre tem algo novo durante a liderança de um projeto.

Não estamos livres dos problemas de saúde, financeiro e pessoal de cada membro da equipe. Foi a namorada que deixou. Ou o dinheiro que não caí na conta. Ou o computador que trava. Ou a rede que não ajuda. Ou isso ou aquilo. Como mitigar isso no decorrer do projeto? O impacto vai aparecer no prazo (principalmente), na qualidade e no custo. Agora acredito que fase de controle do projeto não contempla somente acompanhamento dessas três variáveis, mas também o entusiasmo e o comprometimento da equipe para com o desenvolvimento do produto. Nesses momentos a disciplina Liderar, seja com democracia, ou coração, ou razão, ou liderar pelo exemplo, deve ser posta em prática para que o projeto não entre “em coma”.

Mas não podemos pensar que somente o líder é o responsável. O desenrolar do projeto dependerá do estado de cada um da equipe. Estamos em um mesmo barco. Devido a isso toda a equipe deve estar comprometida e entusiasmada com o desenvolvimento do mesmo. Quem ainda não é líder de projeto deve pensar que um dia vai ser. E quem já é, deve fazer de tudo para manter a ordem (e às vezes uma “desordem ordenada”) no projeto.

Livros e revistas ajudam na formação do profissional, mas a vivência no dia a dia agrega muito mais conhecimento. Por isso a empatia é fundamental. Realizar suas tarefas com maestria e verificar sempre onde pode ajudar o colega da equipe. Assim forma-se um líder.

Recomendo o blog GP na Pratica que trás sempre assuntos relevantes para o bom gerenciamento do seu projeto.

Forte Abraço!

4 comentários em “A disciplina Liderar no Gerenciamento de Projetos

  1. Pois é Renato, e foi por esses motivos que após 20 anos de atuação na área de TI e nos últimos 12 anos implantando diversos modelos de gestão, entre eles CMMI, escritórios de projetos, etc. que decidi estruturar um treinamento de desenvolvimento da capacidade de liderança para gerentes de projetos e um serviço de coaching também específico para gerentes de projetos, porque é uma doce ilusão achar que as melhores práticas resolvem os problemas de comprometimento da equipe, a comunicação eficaz, o estilo de liderança em cada fase de desenvolvimento da equipe, etc. Como disse Walt Disney: ”Você pode criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso da Terra, mas são necessárias pessoas para transformar esse sonho em realidade”.

    Curtir

    1. Ana, agradeço a participação.
      Realmente, tem algo que só com a experiência ou com um bom trainamento podemos adiquirir.
      Torço para que a estruturação do seu treinamento tenha sucesso e aguardo os resultados :).
      Tomei a liberdadede acessar seu site (http://animusdpp.com.br) e verifiquei que, com certeza, tem muita coisa boa a oferecer!
      Forte abraço!

      Curtir

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s