Multiprojetos e Multifunção
Diversas funções em diferentes projetos

Pró-atividade, atitude, persistência, compromisso, qualidade e busca por resultados, entre outras palavras, montam um leque de característica que uma empresa procura em um profissional. “Nesse mundo competitivo e globalizado” (já ouvi essa frase em algum lugar!) o bom profissional deve estar apto a dormir em um cargo e acordar em outro, trabalhando em Multiprojetos com Multifunções.

Por que falo isso? Estamos em um momento que trabalhamos em projetos, vários projetos! E acabamos exercendo funções diferentes neles, seja por falta de profissionais suficientes ou por acúmulo de função mesmo. Isso é ruim para o profissional? Em um primeiro momento até que não. Afinal, estamos trabalhando em vários projetos, adquirindo novos conhecimentos, analisando novos cargos e vendo a particularidade de cada função. É uma espécie de “job rotation”, só que em “paralelo”.

Vamos partir do princípio que a empresa disponibiliza um ambiente operacional para que o profissional execute as mais diversas funções. A dificuldade que observo nessa situação é: como ter compromisso e gerar resultado nelas. Posso ser um bom líder em um projeto e um desenvolvedor fraco em outro? Eu aceito ser “mandado” em um e liderar em outro? Serei compromissado apenas naquele no qual sou o líder principal? No projeto que tenho o papel de ser webdesigner o sistema vai ficar Show! E naquele que sou testador vai ficar fraco?

Algumas dessas situações podem apresentar certo exagero, pois certas funções não podem ser misturadas em um único profissional. Mas, o que quero frisar é o compromisso. Observem que muitas das respostam não tem relação com técnica ou conhecimento. Tem relação com atitude! Fazer sempre o melhor trabalho possível, independente do “chapéu” que eu esteja usando: Líder, Analista, Programador, Designer, Testador, RH, etc. As dificuldades sempre vão existir e devemos “gritar”: “-Estou com dificuldade, quem está apto a ajudar?”. Assim como você pede ajuda, com certeza em outra função, na qual você é o “cara”, sua ajuda será essencial!

Multiprojetos e Multifunções fazem parte de nosso dia a dia. Prepare-se. Estude. Aprenda. Independente de projeto ou função exercida deixe as diferenças de lado e execute sempre o melhor. E Planeje (sempre!) cada atividade, informando prazo exeqüível, e realize com maestria: você cresce profissionalmente e a empresa agradece.

Forte Abraço!

Post publicado simultaneamente em Qualidade Manaus

Um comentário em “Multiprojetos e Multifunções: como gerenciá-los?

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s