A área de desenvolvimento de software é realmente apaixonante (pelo menos pra mim). Por que será? Talvez pelo simples fato de ver o resultado acontecer a cada linha de código gerado. Passei por ela uma parte da minha, ainda curta, vida profissional. Com a busca constante por resultado para empresa e o foco no negócio, acabei me envolvendo em uma área não menos apaixonante: Gerenciamento de Projetos. E agora: como quebrar esse vínculo? Será preciso quebrar?

Em “Multiprojetos e Multifunções: Como gerenciá-los?” tratei do tema no qual cada profissional acaba desempenhando várias funções em diferentes projetos. Apesar de ser interessante saber de tudo um pouco em seu trabalho, acredito que cada um deva ter uma determinada especialização, um “xodó”, na qual ele responda com confiança as questões propostas. O fato é que não conseguimos ser bom em tudo e devemos ser conscientes disso. O bom senso é fundamental: participe naquilo que você acha que irá agregar valor! Não simplesmente para tentar mostrar ser uma pessoa participativa.

Deixar com que outras pessoas “tomem decisões” ou escolham métodos que antes você dominava é uma parte difícil, mas um “mal” necessário. Você não consegue acompanhar toda a evolução tecnológica. O importante é pensar que tem oportunidade para todos. Agarre aquela que você mais se identifica! Mas não se esqueça da antiga área, não quebre esse vínculo! Apenas filtre mais as informações, o suficiente para que o seu trabalho seja executado bem. Afinal, para planejar e gerenciar um bom projeto de sistema é interessante que você saiba fatores relevantes de desenvolvimento de software.

Por conseguinte, utilize o conhecimento adquirido em antigas áreas (desenvolvedor) em prol de atingir o prazo, custo e qualidade estimada (Gerente de Projetos). Deixe com que as pessoas tomem as decisões nas áreas que elas dominam. E gerencie bem a sua área!

Forte Abraço!

Post Publicado simultaneamente em Qualidade Manaus

3 comentários em “De Desenvolvedor para Gerente de Projetos: Quebrando vínculos

  1. Pingback: Trackback

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s