Após ciclos e ciclos entre planejamento e execução de tarefas, durante todo o projeto, chegou o momento de você apresentá-lo para um público maior de pessoas. Os stakeholders já sabem como o sistema está. Normalmente eles imaginam que seria a melhor solução… mas a outra ponta (operacional), será que pensa o mesmo? Devido a isso a apresentação do projeto do sistema é de fundamental importância para o fechamento com chave de ouro.
Partindo dessa premissa, o que colocar em seus slides? Muita coisa? muito texto? Figuras? Eu, recentemente, fiz uma apresentação do projeto e compartilharei aqui a maneira que realizei. Lembro que isso varia de projeto para projeto e do público a quem se destina.
Primeiramente escolha um modelo de slide com cores mais suaves, nada muito impactante, que pode cansar a vista do participantes.

1) Primeiro slide: Nome do projeto, Equipe responsável, Data e Classificação. Observações: é preferível colocar o nome da equipe Tecnologia da Informação, por exemplo, ao invés de colocar somente o nome de uma pessoa. Afinal, foi um trabalho em equipe; Classificação: indicará se a informação é somente interna ou se pode ser divulgada externamente, deixando os ouvintes atentos com a segurança da informação. Exemplo de classificação: pública, privada, secreta, etc.
2) Segundo slide: deve ser descrito o objetivo do sistema a ser apresentado. Adicionar uma figura facilita a explicação do funcionamento do sistema.

3) Terceiro slide: deve ser descrito os benefícios esperados com a utilização do software. Tenha segurança e embasamento para explicar cada um deles. Afinal, os usuários deixarão algum outro método para trás, por isso devem saber o por quê de estar deixando. Por exemplo:
- Centralização de informações
- Acesso Web
- Segurança
- Redução de erros
- Acompanhamento on-line das informações
- etc.
4) Quarto slide: informar o processo de utilização do sistema, mas com a visão do negócio. Interessante informar como será o passo a passo, antes de apresentar o sistema em si. Uma das grandes dificuldades em utilizar um sistema é não saber pra que ele serve e como eu vou utilizá-lo em meu benefício.

Nesse momento o usuário começa a “se enxergar” dentro do sistema, sabendo onde ele é importante.
5) Quinto/Sexto slides: O sistema pronto. Capturar algumas telas do sistema, mostrando a função de cada uma, dentro do processo informado no slide quatro. Talvez caiba até um rápido treinamento, mostrando as facilidades, etc.
6) Sétimo slide: Relatórios -> mostrar o resultado através de relatórios (gráficos) do sistema, indicando que a participação de todos é importante para a correta geração das informações. Torça para que eles se animem com os relatórios!!
Agora, é só esperar os aplausos! 🙂
Post publicado “simultaneamente” em Qualidade Manaus.
Forte abraço!
Renato, Show de bola essa dica, muito bom.
Gostei do pensamento de identificar se, não só os stakeholders externo estão de acordo com o projeto, mas a própria equipe (que também é stakeholder interno). Congrats!
Rodrigo Souza
CurtirCurtir
cara foi demais manda o exmplo para mim….parabens
CurtirCurtir
Excelente dica. Isso vai ajudar a preparar minha apresentação.
Força…
CurtirCurtir