Após ciclos e ciclos entre planejamento e execução de tarefas, durante todo o projeto, chegou o momento de você apresentá-lo para um público maior de pessoas. Os stakeholders já sabem como o sistema está. Normalmente eles imaginam que seria a melhor solução… mas a outra ponta (operacional), será que pensa o mesmo? Devido a isso a apresentação do projeto do sistema é de fundamental importância para o fechamento com chave de ouro.

Partindo dessa premissa, o que colocar em seus slides? Muita coisa? muito texto? Figuras? Eu, recentemente, fiz uma apresentação do projeto e compartilharei aqui a maneira que realizei. Lembro que isso varia de projeto para projeto e do público a quem se destina.

Primeiramente escolha um modelo de slide com cores mais suaves, nada muito impactante, que pode cansar a vista do participantes.

Slide 1 - Título do Projeto
Slide 1 - Título do Projeto

1) Primeiro slide: Nome do projeto, Equipe responsável, Data e Classificação. Observações: é preferível colocar o nome da equipe Tecnologia da Informação, por exemplo, ao invés de colocar somente o nome de uma pessoa. Afinal, foi um trabalho em equipe; Classificação: indicará se a informação é somente interna ou se pode ser divulgada externamente, deixando os ouvintes atentos com a segurança da informação. Exemplo de classificação: pública, privada, secreta, etc.

2) Segundo slide: deve ser descrito o objetivo do sistema a ser apresentado. Adicionar uma figura facilita a explicação do funcionamento do sistema.

Proposta do Projeto
Slide 2 - Proposta do Projeto

3) Terceiro slide: deve ser descrito os benefícios esperados com a utilização do software. Tenha segurança e embasamento para explicar cada um deles. Afinal, os usuários deixarão algum outro método para trás, por isso devem saber o por quê de estar deixando. Por exemplo:

  • Centralização de informações
  • Acesso Web
  • Segurança
  • Redução de erros
  • Acompanhamento on-line das informações
  • etc.

4) Quarto slide: informar o processo de utilização do sistema, mas com a visão do negócio. Interessante informar como será o passo a passo, antes de apresentar o sistema em si. Uma das grandes dificuldades em utilizar um sistema é não saber pra que ele serve e como eu vou utilizá-lo em meu benefício.

Processo do Sistema
Processo do Sistema (exemplo)

Nesse momento o usuário começa a “se enxergar” dentro do sistema, sabendo onde ele é importante.

5) Quinto/Sexto slides: O sistema pronto. Capturar algumas telas do sistema, mostrando a função de cada uma, dentro do processo informado no slide quatro. Talvez caiba até um rápido treinamento, mostrando as facilidades, etc.

6) Sétimo slide: Relatórios -> mostrar o resultado através de relatórios (gráficos) do sistema, indicando que a participação de todos é importante para a correta geração das informações. Torça para que eles se animem com os relatórios!!

Agora, é só esperar os aplausos! 🙂

Post publicado “simultaneamente” em Qualidade Manaus.

Forte abraço!

4 comentários em “Exemplo – Apresentação Projeto de Software

  1. Renato, Show de bola essa dica, muito bom.
    Gostei do pensamento de identificar se, não só os stakeholders externo estão de acordo com o projeto, mas a própria equipe (que também é stakeholder interno). Congrats!

    Rodrigo Souza

    Curtir

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s