Seguindo o assunto Mapeamento de Processos, primeiramente vamos verificar o conceito de cadeia de valor, apenas a titulo de conhecimento. Segundo Poter, cadeia de valor:

“desagrega uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica para que se possa compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação”

Diante da definição acima, podemos entender o porquê do conceito de cadeia de valor está inserido no universo de mapeamento de processo: atividades. A seqüência de atividades pode gerar um processo dentro da empresa.

Na cadeia de valor, os processos não são independes, mas sim inter-dependentes, organizados de forma a atender a geração de um produto ou serviço após sua execução.

Por Exemplo:

Macro Processo: Prestar serviços -> Processo: Prover serviços de TI
Macro Processo: Gerir processos corporativos -> Processo: Gerir Marketing -> Definir segmentação de Clientes

cadeia de valor
Exemplo - Cadeia de Valor

Cada processo acima pode gerar um diagrama de objetivos, informando o que pretende-se atingir naquele processo, assunto já citado aqui no Blog.

A granularidade dos níveis dentro de um macro processo dependerá da necessidade do negócio ou da complexidade de cada processo.

É interessante que, após a criação e documentação da cadeia de valor, a mesma seja divulgada amplamente pela empresa, visando um entendimento comum do impacto que cada um tem sobre o processo gerado e sobre o objetivo empresarial.

Por conseguinte, deve-se perceber a importância do relacionamento entre os “setores” da empresa e seus devidos processos. Cada um deverá ter não somente a visão de suas tarefas, mas sim do elos de ligação dos processos que irão gerar valor para a empresa.

A definição da cadeia de valor é um importante passo para o mapeamento do processo empresarial.

Forte Abraço!

Post Publicado simultaneamente em Qualidade Manaus.

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s