Estrada - Projeto
A Estrada

Prezado leitor, imagine-se na seguinte situação: viajar na estrada e você é o piloto. Imaginou? Começou o seu projeto: Quantos quilômetros a percorrer? A estrada está em boas condições? Como será o fluxo? Condições do tempo? Condições do carro? E, a sua principal escolha: viajar de dia ou à noite?

Durante o dia: você pode conhecer a estrada, obstáculos e curvas. Onde acelerar mais. Os pontos de ultrapassagem. Quais as curvas perigosas. Você dirige prestando atenção em todos os detalhes dentro e fora da estrada.

À noite: o farol é seu melhor amigo. Sua visão não vai muito longe. Seu principal guia são as faixas na estrada. Os carros no sentido oposto são facilmente identificados pelos faróis. Não existe paisagem, apenas a estrada.

No início de cada projeto, o GP pode fazer esse questionamento: de dia ou à noite? Para os primeiros projetos a melhor escolha seria o dia. A visão é ampla. Pois você deve conhecer a equipe, o ambiente organizacional, o caminho a percorrer e que obstáculo o espera. Inevitavelmente o projeto irá demorar mais. Afinal, você está adquirindo confiança.

Para os próximos, tenha preferência pela noite. Você já conhece a paisagem, não precisa revê-la constantemente. Apesar da visão reduzida, as ferramentas estão ali e você sabe de sua capacidade, do conhecimento e motivação da equipe, onde acelerar e onde frear. É você e sua equipe buscando o objetivo, de maneira mais rápida e ágil.

Mas não se acostume a dirigir somente à noite, pois às vezes aparece um buraco que você não conhece e acaba ocasionando um acidente. Por isso, de tempos em tempos, refaça o seu caminho durante o dia. Mapeie sempre os obstáculos. Verifique o que mudou.

Gerenciar Projetos é isso: conhecer a estrada, conhecer seu carro e administrar da melhor maneira esses recursos para que você consiga chegar à próxima cidade. Seja de dia ou à noite.

Post publicado simultaneamente em Qualidade Manaus.

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s