Recentemente assisti a um filme chamado “Ponto de Vista” que tratava das diversas visões sobre um atentado ao presidente dos Estados Unidos. No filme, acredito que foi feito a tomada de 6 a 7 atores e seus devidos pontos de vista sobre o mesmo acontecimento, antes do desfecho final.

Acho que o roteiro do filme é muito semelhante à carreira profissional de diversas pessoas, no qual, antes da tomada de uma decisão, diversas visões devem ser levadas em consideração, principalmente quando se lidera uma equipe grande de pessoas com diferentes estilos.

Existe um objetivo, um alvo. Existe uma estratégia para protegê-lo ou atingi-lo. Os profissionais têm motivações e interesses diferentes. E, dependendo do perfil de cada um, vai defender com unhas e dentes seu ponto de vista.  Sem falar das alianças entre eles.

O líder, que tem também um objetivo a ser atingido, deverá ouvir, observar, avaliar cada explicação dada pelos profissionais. Perguntar quando tiver dúvidas, verificar fatos e dados, veracidades e mentiras, com emoção e razão, para então definir seu ponto de vista, seguindo em frente no processo decisório do trabalho.

Mas seu ponto de vista é formado, modificado, melhorado, ao longo de sua carreira. Seja por cursos, livros, estágios de trabalho, e também por erros e acertos. Todos esses fatores fazem você ter um ponto de vista diferente sobre um assunto, situação e decisão.

Por isso, valorize cada momento, cada experiência, pois são essenciais na formação de sua opinião. Revise, anote, compartilhe, duvide e pergunte, esteja aberto a críticas. Utilize-os a seu favor, para mudança do seu ponto de vista, de sua liderança, deixando-o cada vez mais seguro e confiante.

Post publicado simultaneamente em Blog Qualidade Manaus.

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s