Há cerca de 2 anos eu escrevi nesse mesmo blog a tentativa não bem sucedida da prova de certificação para PMP (Project Management Professional). Muita coisa se passou. Cheguei até pensar em desistir, considerando não ser essencial para a minha vida profissional. Pelo título do post… viram que não desisti!

Antes do objetivo

A segunda tentativa foi motivada por um incentivo da empresa, financiando tanto o curso preparatório quanto a prova. Mas mais uma vez não consegui. A dificuldade que senti foi em manter a calma (com velocidade!) para responder e preencher as 200 questões da prova em papel. A minha estratégia não foi boa, e nos minutos finais foi correria para não deixar nada em branco.

Comecei a me questionar: onde estou errando? Eu sei muito sobre Gerenciamento de Projetos. Eu escrevo sobre isso. Eu vivo isso na empresa! Na vida! Tenho um dos posts mais visitados sobre Planilha de Gerenciamento de Projetos! E não sei se meus leitores (daqui e do qualidade manaus) perceberam que comecei a falar bem menos sobre projeto, não estava me sentindo bem em falar algo o qual não consegui passar 2 vezes! Parece besteira, mas estava me incomodando. Pelo título do post… viram que não desisti!

Chegou a terceira tentativa: o que mudou com relação as outras?  Talvez o amadurecimento no assunto. Talvez o apoio tecnológico do tablet. Ou o conhecimento nas dificuldades enfrentadas anteriormente. Mas principalmente o desejo na realização de um projeto pessoal menos “badalado”: estava fazendo isso como desafio pessoal, sem intenção de provar nada para os outros.

A fase preparatória

No Tablet (iPad) eu tinha como companheiro: PMBok 4º Edição, Fluxogramas de Processos e uns 5 aplicativos de simulados, entre os quais destaco o da Portfólio GC e o da IIL (basta procurar PMP na AppleStore e eles virão). O da Portfólio foi o que achei mais completo em Português, apesar de que precisam atualizar mais as perguntas. Outro material interessante é o oferecido pela FGV (Série Gerenciamento de Projetos), que meu amigo Daniel Goette me emprestou para ler durante uma viagem. Como de Manaus para qualquer lugar do Brasil demora, cada trecho era um livro! 🙂 Além de usar também o Preparatório da Rita Mulcahy (muito bom!), indicado pelo curso preparatório oferecido pelo PMI AM.

Leitura e simulado. Leitura e simulado. Essa foi minha rotina durante uns 3 meses. No último mês fiz o grande esforço de jogar futebol apenas uma vez por semana! 🙂 Não parece, mas para mim foi “ralado”. Trabalho, pós-graduação e preparação PMP, não foi fácil conciliar os assuntos. Mas o esforço valeu! Em 22/06/13 fiz a prova em papel e em 15/07 recebi o resultado positivo em meu email!

O retorno!

Agora sim posso voltar a escrever sobre Gerenciamento de Projetos! Um projeto pessoal finalizou, para dar início a tantos outros: com escopo, cronograma, riscos, stakeholders… Obrigado Deus pela conquista e obrigado a todos que me incentivaram a seguir em frente, e não desistir na primeira tentativa!

Um Forte Abraço!

A nova assinatura

Renato Borges, PMP

Um comentário em “PMP, eu passei!

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s