Como diz minha prima Marianne: – vai ser muito difícil falar sobre Tabatinga-AM, mas vou tentar. Afinal, é a cidade onde nasci, cresci até aos 11 anos e visito periodicamente para ver a família. A visita mais recente foi no começo do mês de Janeiro/2014.

Sobre a cidade

Tabatinga - Localização
O avião representa tabatinga

Tabatinga-AM fica localizada na tríplice fronteira entre Colômbia, Peru e Brasil, com as cidades de Letícia e Santa Rosa.  Aproximadamente 1000 Km de Manaus, de onde eu parti, via aerea. A passagem é bem cara (mas já foi pior), por isso é bom fazer a reserva com bastante antecedência.

O aeroporto é bem simples, sem muitas mudanças nos últimos 15 anos. Mas, pelo que soube, estão com o planejamento de construir um novo. Na sala de espera tem uma pequena lanchonete no qual experimentei um gostoso pastel de frango, com um sabor típico da região.

A principal referência de localização é a Avenida da Amizade, que corta a cidade até chegar em Letícia-Colômbia. A cidade já está bem desenvolvida nos estudos, contendo universidade federal e estadual, além de centros tecnológicos.

No tempo que passei lá não fui informado e nem observei nenhum incidente que possa dizer que a cidade é violenta ou insegura.

O que visitar?

A igreja Matriz e a praça da cidade merecem uma visita. A igreja está muito bonita por dentro e mantém toda a sua característica antiga.

Não pode deixar de ver o por do Sol na Comara (nome do bar) que fica na beira de um barranco, passando o aeroporto. Proporciona belas imagens em um agradável fim de tarde. Aos finais de semana a agitação é garantida no local.

Na Comara - Por do Sol
Na Comara – Por do Sol

Passando a Comara, no final de tarde tem a feira na comunidade indígena Umariaçu (acho que é assim que se escreve). Compre uns peixes fresquinhos!!

Visite também o Batalhão do Exército e tire uma foto com os dizeres “Aqui começa o Brasil…”. Tenho uma ligação forte com o local pois foi onde o meu pai serviu a maior parte de sua carreira militar.

Experimente o Rala-Rala de groselia! R$ 1 real! Muito gostoso! O difícil é achá-lo. 🙂

Durante a noite: Lanche do Batatinha, que tem ao lado uma Cevicheria muito bacana. Visite também o Del Passeio e veja o que está bombando pela cidade no quesito discoteca. Uma das mais conhecidas é a Scandalos Dance.

Ceviche
Ceviche

E Letícia?

Dizem as más línguas que uma não vive sem a outra: Tabatinga e Letícia. Chega em um momento que você se confunde. Letícia é muito bom para fazer umas compras de perfumes, relógios e eletrônicos com preços bem acessíveis. Com diversas opções em doces e salgados. São muitos! Além das bebidas: Água Ardente e Run Bierro del Caldas. Antes das compras, verifique como está o Real com relação ao Peso (moeda de Letícia).

Rua de Letícia - Compras!
Rua de Letícia – Compras!

A noite de Letícia tem muitas opções gastronômicas e bares. Eu conheci o Kawana e sua deliciosa Michelada. Além do recente restaurante Puento Lounge (Recomendo!).

Camarão com Banana - Ponto Lounge - Letícia
Camarão com Banana – Ponto Lounge – Letícia

E para curtir uma música colombiana o conhecido bar dançante: Mosh. Localizado na praça de Letícia. Confira abaixo a música que agitou a noite: Vivir mi vida!!

Durante o dia, pegue sua moto e vá conhecer os Quilômetros. Cheguei até no KM 8. Água bem gelaaaada e bacana para a diversão das crianças. Experimente o Sancocho e patacão (Banana verde amassada).

Quilometro 8 - Letícia
Quilometro 8 – Letícia

Eu, particularmente, não gostei muito das cervejas colombianas. E eles costumam servi-las não muito gelada. Mas fique a vontade para experimentar a Aguila, Club Colombia, Cusqueña e etc.

Vamos em frente!

Para mim, a maior riqueza estão nos momentos de descontração com a família e os amigos. Com aquele bate papo nos bares. As buzinadas nos passeios de moto na avenida da Amizade. Aquela animação nas discotecas. A pimenta olho de peixe… o Peixe assado fresquinho. O futebol no fim de tarde. Sabemos que vamos encontrar as mesmas pessoas… e sempre vamos lá! Sempre tem um grande encontro e um ótimo motivo para celebrar! Momentos que muitas vezes não podemos registrar… apenas curtir.

Família Borges
Família Borges

Sim, a cidade como um todo precisa avançar. Ela tem a capacidade de ser muito mais atrativa turisticamente. Mas para isso deve melhorar a qualidade das ruas, rede celular, e infraestrutura dos bares e restaurantes. Ter pessoas interessadas em prover esse avanço, que começa com os políticos e com o próprio empresário local, é o primeiro passo.

Para finalizar, uma semana é tempo suficiente para você conhecer as cidade de Tabatinga e Letícia, quem sabe esticando até Benjamin Constant e Santa Rosa no Peru. Chegando lá, saia da dieta! 🙂

Com certeza existem outras opções além das citadas por mim. Por isso: Visite!

Forte Abraço!

8 comentários em “Em Tabatinga-AM: um grande encontro.

  1. oi renato borges gostei do seu comentario sobre tabatinga e leticia era o que eu buscava moro em manaus e estou indo no sabado vou a trabalho mais nao deixando de me divertir um poco amigo obrigado

    Curtir

  2. Renato, conheci Tabatinga em 1975, me apaixonei pela cidade,me casei com uma Tabatinguense e depois voltei algumas vezes. Atualmente estou há uns quinze anos sem ir a Tabatinga, o que pretendo fazer no final do ano. Conheci pela foto que vc postou tudo leva a crer que vc é parente da Vânia, da Suzete , Toinho, Aurora, da D. Doca e do Sr. Albertino, e também do Hermes, conheci todos. Sou amigo da Vânia desde a epóca em que fui Secretário do Colégio Pedro Teixeira. Voltando ao seu comentário , vc foi bem ilustrativo. No mais um forte abraços a todos ai de Tabatinga.

    Curtir

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s