Como diz minha prima Marianne: – vai ser muito difícil falar sobre Tabatinga-AM, mas vou tentar. Afinal, é a cidade onde nasci, cresci até aos 11 anos e visito periodicamente para ver a família. A visita mais recente foi no começo do mês de Janeiro/2014.
Sobre a cidade

Tabatinga-AM fica localizada na tríplice fronteira entre Colômbia, Peru e Brasil, com as cidades de Letícia e Santa Rosa. Aproximadamente 1000 Km de Manaus, de onde eu parti, via aerea. A passagem é bem cara (mas já foi pior), por isso é bom fazer a reserva com bastante antecedência.
O aeroporto é bem simples, sem muitas mudanças nos últimos 15 anos. Mas, pelo que soube, estão com o planejamento de construir um novo. Na sala de espera tem uma pequena lanchonete no qual experimentei um gostoso pastel de frango, com um sabor típico da região.
A principal referência de localização é a Avenida da Amizade, que corta a cidade até chegar em Letícia-Colômbia. A cidade já está bem desenvolvida nos estudos, contendo universidade federal e estadual, além de centros tecnológicos.
No tempo que passei lá não fui informado e nem observei nenhum incidente que possa dizer que a cidade é violenta ou insegura.
O que visitar?
A igreja Matriz e a praça da cidade merecem uma visita. A igreja está muito bonita por dentro e mantém toda a sua característica antiga.
Não pode deixar de ver o por do Sol na Comara (nome do bar) que fica na beira de um barranco, passando o aeroporto. Proporciona belas imagens em um agradável fim de tarde. Aos finais de semana a agitação é garantida no local.

Passando a Comara, no final de tarde tem a feira na comunidade indígena Umariaçu (acho que é assim que se escreve). Compre uns peixes fresquinhos!!
Visite também o Batalhão do Exército e tire uma foto com os dizeres “Aqui começa o Brasil…”. Tenho uma ligação forte com o local pois foi onde o meu pai serviu a maior parte de sua carreira militar.
Experimente o Rala-Rala de groselia! R$ 1 real! Muito gostoso! O difícil é achá-lo. 🙂
Durante a noite: Lanche do Batatinha, que tem ao lado uma Cevicheria muito bacana. Visite também o Del Passeio e veja o que está bombando pela cidade no quesito discoteca. Uma das mais conhecidas é a Scandalos Dance.

E Letícia?
Dizem as más línguas que uma não vive sem a outra: Tabatinga e Letícia. Chega em um momento que você se confunde. Letícia é muito bom para fazer umas compras de perfumes, relógios e eletrônicos com preços bem acessíveis. Com diversas opções em doces e salgados. São muitos! Além das bebidas: Água Ardente e Run Bierro del Caldas. Antes das compras, verifique como está o Real com relação ao Peso (moeda de Letícia).

A noite de Letícia tem muitas opções gastronômicas e bares. Eu conheci o Kawana e sua deliciosa Michelada. Além do recente restaurante Puento Lounge (Recomendo!).

E para curtir uma música colombiana o conhecido bar dançante: Mosh. Localizado na praça de Letícia. Confira abaixo a música que agitou a noite: Vivir mi vida!!
Durante o dia, pegue sua moto e vá conhecer os Quilômetros. Cheguei até no KM 8. Água bem gelaaaada e bacana para a diversão das crianças. Experimente o Sancocho e patacão (Banana verde amassada).

Eu, particularmente, não gostei muito das cervejas colombianas. E eles costumam servi-las não muito gelada. Mas fique a vontade para experimentar a Aguila, Club Colombia, Cusqueña e etc.
Vamos em frente!
Para mim, a maior riqueza estão nos momentos de descontração com a família e os amigos. Com aquele bate papo nos bares. As buzinadas nos passeios de moto na avenida da Amizade. Aquela animação nas discotecas. A pimenta olho de peixe… o Peixe assado fresquinho. O futebol no fim de tarde. Sabemos que vamos encontrar as mesmas pessoas… e sempre vamos lá! Sempre tem um grande encontro e um ótimo motivo para celebrar! Momentos que muitas vezes não podemos registrar… apenas curtir.

Sim, a cidade como um todo precisa avançar. Ela tem a capacidade de ser muito mais atrativa turisticamente. Mas para isso deve melhorar a qualidade das ruas, rede celular, e infraestrutura dos bares e restaurantes. Ter pessoas interessadas em prover esse avanço, que começa com os políticos e com o próprio empresário local, é o primeiro passo.
Para finalizar, uma semana é tempo suficiente para você conhecer as cidade de Tabatinga e Letícia, quem sabe esticando até Benjamin Constant e Santa Rosa no Peru. Chegando lá, saia da dieta! 🙂
Com certeza existem outras opções além das citadas por mim. Por isso: Visite!
Forte Abraço!
oi renato borges gostei do seu comentario sobre tabatinga e leticia era o que eu buscava moro em manaus e estou indo no sabado vou a trabalho mais nao deixando de me divertir um poco amigo obrigado
CurtirCurtir
De nada José!
Faça o boa viagem e aproveite as cidades!
Forte Abraço!
CurtirCurtir
Renato, conheci Tabatinga em 1975, me apaixonei pela cidade,me casei com uma Tabatinguense e depois voltei algumas vezes. Atualmente estou há uns quinze anos sem ir a Tabatinga, o que pretendo fazer no final do ano. Conheci pela foto que vc postou tudo leva a crer que vc é parente da Vânia, da Suzete , Toinho, Aurora, da D. Doca e do Sr. Albertino, e também do Hermes, conheci todos. Sou amigo da Vânia desde a epóca em que fui Secretário do Colégio Pedro Teixeira. Voltando ao seu comentário , vc foi bem ilustrativo. No mais um forte abraços a todos ai de Tabatinga.
CurtirCurtir
Muito obrigado pelo comentário Guerreiro!
Realmente, todos são da minha família 🙂
Até um próximo grande encontro!
CurtirCurtir
Renato, bien por esa, Colombia y Brasil, paises hermanos, tambien conocí tu tierra Tabatinga y me gusto mucho, un abrazo hermano, muy bueno tu relato.
CurtirCurtir
Un abrazo hermano. Gracias por participar!
CurtirCurtir
faltou uma foto comigo meu primo, também sou da família rsrsrsrs…………
CurtirCurtir
Na próxima oportunidade meu primo kkkk
CurtirCurtir