Sou membro do PMI (Project Management Institute) há cinco anos. Na medida do possível, acompanhava os eventos, estudava sobre Gerenciamento de Projetos, até então conseguir a certificação PMP. Convidado e influenciado pelo meu amigo Daniel, que não é o Goettenauer, mas sim o Tadeu Martinez Castello Branco :), decidi então participar da chapa para as eleições da nova diretoria do PMI AM, iniciando em 2014 como Diretor de Comunicação. Ou seja, realmente me envolver com o capítulo e assumir o compromisso de desenvolvimento da região.

Daniel Tadeu (valeu pelo convite!), Renato e Leandro Leão.
Daniel Tadeu (valeu pelo convite!), Renato e Leandro Leão.

Ao longo desse ano muita coisa conseguimos fazer. Primeiramente, reformulamos todo o Website do PMI AM. Eu, como a maioria sabe, sempre gostei de desenvolver sites (as vezes profissionalmente, mas na maioria das vezes não), então fui o gerente desse projeto. Confira a apresentação aqui. O resultado foi bem positivo! Melhoramos a frequência de publicação de novos conteúdos e conseguimos triplicar o número de acessos ao mesmo, contribuindo assim para a firmação de novas parcerias. Melhoramos nossa Fanpage no facebook e e LinkedIn. Quem é visto é lembrado.

Palestrante Renato Borges :) Foi a única foto que achei rsrs
Palestrante Renato Borges 🙂 Foi a única foto que achei rsrs

Fizemos “Jantar com projetos” e Workshop para reunir os interessados no assunto. Tira-dúvidas de certificação. Treinamento em Fundamentos em gerenciamento de Projetos. Cada um tinha o seu desafio e exigia a participação forte dos diretores para que o resultado fosse satisfatório.

Congresso de Gerenciamento de Projetos da Amazônia
Congresso de Gerenciamento de Projetos da Amazônia

Todos esses eventos apoiaram e contribuíram para a realização do 5º Congresso de Gerenciamento de Projetos da Amazônia. Foi o mais desafiador. Com maior tempo de planejamento. Maior número de Stakholders. Maior quantidade de tarefas. Maior custo. Plano de comunicação complicado. Necessidades de patrocínios. Maior visibilidade. E muito mais pessoas impactadas. Mas fazemos parte do PMI, a maior instituição de gerenciamento de projetos do mundo e isso não pode nos abalar. Ana Carolina Gaeta, como gerente de projetos, cuidou da definição minuciosa do que era preciso para que o evento ocorresse bem. Vitor Raposo, nosso atual Presidente, objetivo, e sempre disponível, cuidou de grande parte da rede de contato e firmação de parcerias. Eu, contribuí para fazer o Website: www.pmiam.org/congresso2014 , fui fotógrafo no evento, cuidei da divulgação on-line, entre outras atividades. Os outros diretores sempre à disposição para ajudar antes, durante e depois do evento.

Como disse o Ulísses Tapajós em sua palestra no congresso: “… se você tem um bom líder e uma equipe preparada, o trabalho será um sucesso!” (versão adaptada). E o evento foi um sucesso! Para mim, coroou o primeiro ano de voluntariado na diretoria do PMI AM. E ao mesmo tempo nos deu uma responsabilidade ainda maior para o ano que segue (eu acho é bom!).

Fundador e apoiador do PMI AM Ulisses Tapajós e Membro do PMI AM Anne Bandeira - No Congresso.
Fundador e apoiador do PMI AM Ulisses Tapajós e Membro do PMI AM Anne Bandeira – No Congresso.
Palestra Alonso Soler. Muito bom!!
Palestra Alonso Soler. Muito bom!!
Daniel, Renato, Vitor, Ana Carolina, Tiago, Érico. Diretoria PMI AM.
Daniel, Renato, Vitor, Ana Carolina, Tiago, Érico. Diretoria PMI AM.

Agradeço aos diretores e membros do PMI, e a todos os interessados que buscaram participar, se envolver, desenvolver sua vida, sua empresa, sua cidade, através do gerenciamento de projetos.

Eu aprendi muito! Aprendi que você não precisa aparecer sempre como profissional para ser lembrado. Você precisa fazer sua equipe aparecer! Aprendi mais a servir, estar disponível a ajudar. Aprendi a ouvir mais. Aprendi que sei muito pouco sobre projeto, mas que existem pessoas também disponíveis para ajudar no meu desenvolvimento. Resumindo, foi um ano de muito aprendizado e de contribuição. Desejo que o segundo ano seja tão bom quanto!

Forte abraço!

Renato Borges

Diretor de Comunicação PMI AM

2014-2015

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s