No final de 2015 recebi o grande desafio de apoiar o governo do Estado para atendimento da Lei de Acesso a Informação. O trabalho envolvia conhecer o estado atual em que nos encontrávamos e traçar o caminho para que a Lei fosse atendida em sua plenitude. O trabalho envolvia algumas secretarias de Estado, para que um correto direcionamento fosse dado. Curti o desafio! Já havia estudado sobre o tema e percebido a importância dele para a sociedade. É legal trabalhar em projetos assim! As principais entregas identificadas no projeto foram:

  1. Criação de Decreto Regulamentar no Estado;
  2. Criação do novo Portal da Transparência (www.transparencia.am.gov.br);
  3. Implantação do Sistema de Informação ao Cidadão (E-SIC) (https://acessoainformacao.am.gov.br).

Devido as características das entregas, ficamos mais diretamente ligado ao Portal da Transparência e E-SIC, mas sem tirar o olho do decreto, afinal, os sistemas tem que acompanhar o que determina a lei.

Desde a concepção até a entrega dos produtos, foram algumas várias reuniões, tanto para entendimento e alinhamento da Lei, quanto para análise, desenho e arquitetura das soluções. E lá se foram 10 validações de entregas, 1000 mensagens de whatsapp 🙂 , treinamentos, testes e homologações. Buscamos utilizar sempre a validação constante junto ao grupo gestor, para identificar os erros o mais breve possível e corrigi-los. A equipe de desenvolvimento era composta por 5 pessoas, entre analistas de sistemas, design e programadores, além do gerente de projetos, mais os setores de apoio na parte de infraestrutura.

Ainda não havia participado de um projeto com tantos stakholders (secretarias de estado, sistemas legados, cidadãos, governador, presidente, analistas, MPF, TCE, leis, decretos, etc)! A gestão das Partes Interessadas do PMBok foi utilizado à risca! Onde suas expectativas deveriam ser muito bem gerenciadas.

_VIT5117
Renato, Márcio, José Melo, Rogégio, SECOM e Evandro Melo

No projeto, desempenhei a função de Analista de Negócios e Gerente de Projetos. Foi necessário. Como Analista de Negócios, busquei trazer para a equipe toda a visão e necessidade do cliente para a solução. Como Gerente de Projetos, manter o foco no que é importante e factível no prazo que foi previamente acordado e entregar resultado. Nesse sentido, a sintonia e integração da equipe foi essencial para o atingimento do objetivo.

12948573_10206345871991175_688366696_o
Reunião de apresentação ao Governador

As evoluções eram constantes. Quanto mais o nível de validação com o cliente ia subindo, mais arriscado ficava a mudança, caso não estivéssemos seguindo o caminho correto. Mesmo assim, sempre havia algo a ser mudado. Fiz um primeiro teste apresentando o E-SIC no dia do Ouvidor, na OAB. Como a recepção foi positiva, seguimos em frente. Até chegar o grande dia de apresentação para o representante do povo: o Governador do Estado do Amazonas, Professor José Melo. Para muitos, pode parecer algo simples, mas para mim, foi um grande marco em minha vida. Não imaginaria, nem de longe, que apresentaria um produto diretamente para o chefe do Poder Executivo. Que bom que foi tudo bem! Sua avaliação foi positiva, e foi liberado para que o sistema entrasse no ar. É legal trabalhar em projetos assim!

Mas Renato, foi tudo certo? Claro que não. Como todo grande projeto, problemas acontecem e devem ser gerenciados. Depois que grande parte do desafio é superado, fica mais fácil de escrever sobre ele. Só eu sei das noites de sono que passei em branco, imaginando as ações do dia seguinte. Isso faz parte do trabalho e se não for assim… não é legal :).

Agradeço primeiramente a Deus e minha família por sempre apoiar o meu desenvolvimento. A minha esposa que constantemente me presenteia com livros de gestão de projetos e conversamos diariamente sobre isso. A mãe, que sempre geriu bem sua vida e a nossa. Ao pai, eterno servidor da pátria e sempre pronto para ajudar. Aos meus chefes, por toda a confiança depositada em meu trabalho. A equipe de alto desempenho que trabalhou em conjunto, onde agradeço nominalmente ao colaborador Bruno Mendes, o qual conduziu as soluções técnicas com maestria! A união desses fatores fez com que o projeto caminhasse bem, sem mortos e nem feridos. Mas sim, com muita alegria e satisfação dos participantes.

_VIT5111

Sim! O Gerenciamento de Projetos causa impacto positivo nos negócios de qualquer empresa. Além de levar você a lugares nunca antes frequentados.

Um forte abraço e até a próxima.

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s