Tem-se falado muito sobre agilidade e entrega de valor constante para o cliente. Sendo esses um dos grandes desafios enfrentado pelas empresas: como entregar mais rápido e com mais valor? Nesse cenário, comecei a estudar sobre processos de negócios e praticar um pouco sobre o que preza os métodos ágeis e seus princípios. *

* Não é objetivo desse post falar tuuudo sobre SCRUM e métodos ágeis.

Para que não conhece o tema, SCRUM é o método ágil mais popular e cerca da metade de todos os métodos ágeis usam. Ele está inserido no manifesto ágil, com valores que devem ser seguidos em todos os seus métodos, tais como: Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas; Software em funcionamento acima de documentação abrangente; Colaboração do cliente acima da negociação de contrato; e responder à mudança ao invés de seguir um plano. O SCRUM possuir ainda seus princípios, tais como: priorização baseada em valor, colaboração, time-boxing, desenvolvimento interativo, entre outros.

Diante de todo o conteúdo, me chamou atenção a busca por entrega de valor constante, transparência e ferramentas e métodos para contribuir com a gestão da equipe.

Primeiro, devemos conhecer muito o negócio do cliente e saber o que ele valoriza. Quais problemas ele vem enfrentando e onde “o calo mais aperta”, quais suas necessidades. Sim, muitos problemas aparecerão. Mas qual causa mais impacto? Qual deve ser resolvido primeiro? Qual gera mais resultado em pouco tempo? Qual gera mais dinheiro? Mais economia. Essa definição do que é importante não está inerente apenas ao SCRUM, exige uma experiência profissional, que pode envolver Análise de Negócios, Projetos, Processos, Administração, Marketing, entre outros.

Definido a visão do projeto e suas entregas, como transmitir essa informação para minha equipe e permitir que eles saibam que: estou fazendo o trabalhado que entrega valor! Estou contribuindo para resolver o problema do cliente! Contribuindo para o seu sucesso. Tudo de forma transparente. O SCRUM preza pela transparência, onde todos saibam o que cada membro da equipe está fazendo. Em qual fase a atividade está: Em planejamento, execução, testes, pronta (quadro Kanban, por exemplo)!

O SCRUM visa “implantar” essa energia. Com tempo limitado para execução das atividades, estimado de forma colaborativa pela equipe. A equipe, com apoio do Product Owner (outro papel SCRUM), determina o que conseguirá entregar de valor em um espaço de tempo definido e acordado com o cliente.

E sobre a temida mudança? Ela é bem-vinda! Mas calma… Se a equipe está em um Sprint (termo SCRUM que relata o tempo de trabalho: 2 semanas ou 4 semanas, por exemplo), recomenda-se que não seja feito mudança no trabalho em execução. Mas que a mudança aconteça no trabalho planejado, no Backlog do produto. O cliente tem total autonomia em determinar as prioridades de entregas antes que comece um Sprint.

Parece fácil? Para implantar em uma equipe, talvez. Agora imagine para uma grande empresa. Os desafios são enormes!

Para mim, tudo o que for facilitar o trabalho da equipe e melhorar a percepção de valor pelo cliente, eu apoio. Precisa de um plano de projeto detalhado? Eu faço. Precisa de um cronograma de entregas? Precisa de um acompanhamento dos custos? Precisa sabe no que o software vai ajudar no trabalho? Processo de negócios nele! Preciso saber o que deu errado e o que precisa ser melhorado? Reunião de Scrum nele! Onde quero chegar? Para melhorar os negócios, tudo deve ser feito. E o SCRUM agrega sim muito valor a isso.

Por indicação do meu amigo Fábio Reginaldo, visando entender todos esses termos e princípios envolvidos no mundo ágil, recentemente fiz o curso de certificação SMC (Scrum Master Certified) pela ScrumStudy. Já havia feito SFC (Fundamentals), o SDC (Developer) e o AMC (Agile Master Certified). Gostei muito da metodologia e conteúdo! Recomendo!

Conhece o SCRUM? Usa diariamente? Tem alguma expectativa? Compartilha com a gente!

Para informações de cursos: www.quodeproject.com.br

Um comentário em “SCRUM e a entrega de valor ao cliente

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s