Um dos grandes investimentos do PMI recentemente tem sido a promoção do papel de Analista de Negócios (Certificação PMI-PBA: Professional in Business Analysis). Esse tema considero de fundamental importância para alinhamento entre os negócios da empresa e suas entregas, via projetos. Para que isso aconteça de maneira a gerar melhores resultados, esses dois papéis, Analista de Negócios e Gerente de Projetos, devem trabalhar em total sincronismo, para evitar atropelos e dúvidas de responsabilidades.

Aos longo dos últimos anos tenho desempenhado os dois papéis, de acordo com a “missão” passada para mim, em cada situação. Já visitei clientes, mapeei processos e fiz um business case, alinhado com as necessidades dos clientes. E também já recebi um projeto, defini as partes envolvidas, escopo, tempo e entregas. E agora? Como entender/conciliar os dois papéis?

A título de conhecimento, vamos a definição:

Gerente de Projetos – pessoa responsável pela realização dos objetivos do projeto. A arte de entregar projetos!

Analista de Negócios – profissional que serve como ligação entre as partes interessadas, no intuito de compreender a estrutura, políticas e operações de uma organização e recomendar soluções que permitam que a organização alcance suas metas.

A principal idéia a ser vendida para o bom funcionamento é a colaboração efetiva entre os papéis. Como os mesmos podem colaborar para que a empresa atinja seus objetivos? Através de responsabilidades claras documentadas e mutuamente acordadas, comunicação constante e aberta, envolvimento do patrocinador e parceria baseada em confiança e respeito mútuos. Mas sabemos que da formulação da idéia até a real execução das atividades, muita coisa pode sair errada. Entender bem os canais de comunicação e as fronteiras do domínio do negócio é um grande passo para a colaboração, visto que na comunicação acontece a maioria dos problemas.

Dominio do Negócio
Dominio do Negócio – Fonte IIBA

Para mim, o Analista de Negócios define a solução a ser adotada para atender as necessidades do cliente. Como ele faz isso? Analisando requisitos, conhecendo as tecnologias e problemas, conversando com especialistas técnicos, fazendo pesquisa em outras empresas, mapeando processos, entrevistando, conversando… até chegar na solução que trará um ganho para a empresa.

Estando o caminho definido (novo sistema, nova rede de computadores, novo processo, nova aquisição, reformulação da planta produtiva, etc.), o Gerente do Projetos entra em campo para entregar o que foi definido. É fundamental que os Negócios e estratégias estejam alinhados com o projeto, para que este não corra o risco de ser cancelado rapidamente.

Esse é um dos grandes momentos de passagem de bastão do Analista de Negócios para o Gerente de Projetos: “-Preciso que entregue essa solução, para que o cliente obtenha esses ganhos. A solução tem esses requisitos de negócios para serem atendidos, esses requisitos dos stakeholders e esses requisitos funcionais”. Como o Gerente de Projetos vai fazer aquilo, com quantas pessoas, quais tecnologias, tempo, já seria uma definição do Gerente de Projetos.

O PMBOK (Gerente de Projetos) e o PMI-PBA (Analista de Negócios) contêm as melhores práticas das áreas. As sobreposições de responsabilidades ainda existe e cabe ao AN e GP trabalharem de maneira colaborativa em algumas delas, como por exemplo, no documento de visão ou na análise de stakeholders.

Cada uma das áreas, Analista de Negócios ou Gerente de Projetos, tem seus desafios e méritos. Como profissional, gostaria de fazer o máximo possível, mesmo estando em um só. A mistura ainda deve permanecer por algum tempo, mas a sua distinção já deve ser levada em consideração. O objetivo deve ser sempre gerar valor para empresa e seus negócios (AN). Valor esse que será atingido gerenciando bem os projetos (GP). O mesmo objetivo, com a participação de diferentes papéis.

E na sua empresa, tem os dois papéis? Apenas um deles? Ou nenhum deles… contribua!

Forte Abraço!

Fontes de Consulta:

PMI Professional in Business Analysis

http://www.iil.com/brasil/

http://www.theiiba.org/

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s