A economia 4.0 (ou indústria 4.0), caracterizado pelo maior uso de tecnologias digitais, como a Internet das Coisas (IoT), redes sociais, Inteligência artificial, dispositivos de monitoramento digital, robôs, impressoras 3D, entre outras características, trouxe mais desafios para a gestão de projetos em meio a essa sociedade digital.

Nessa economia, através da utilização de dispositivos digitais, praticamente tudo pode ser monitorado, medido, compartilhado, ajustado, de forma simples e mais assertiva. O Big Data permite entender o relacionamento de uma infinidade de dados, gerando informações, comparando com projetos similares e propondo caminhos menos arriscados para a gestão. Robôs, Machine Learning, automação de processos, são ferramentas que convivem com as equipes diariamente, em busca do mesmo objetivo empresarial.

As equipes estão auto organizadas, utilizando sempre a inteligência coletiva como princípio organizacional. O foco no cliente (e sua experiência) puxa a execução dos projetos. A mudança em produtos, antes temida, hoje é abraçada e os produtos estão cada vez mais personalizados. O engajamento dos envolvidos no projeto ultrapassa a barreira organizacional, através de plataformas de colaboração digital, podendo saber como os especialistas do outro lado do mundo tem solucionado os problemas nos projetos. A gestão diretiva, de “cima para baixo”, geralmente pouco flexível, tem perdido espaço (ou convivido) com a gestão de “baixo-pra-cima”, criado com decisões tomadas pelas pessoas responsáveis pelas entregas.

O Líder de Projetos, precisa cada vez mais interagir com atores/ferramentas existentes nesse cenário. Com a automação de processos, reduzir riscos e perdas, através da simulação de soluções, avaliando os resultados, antes de alocar recursos para o projeto. Utilizar robôs que respondam sobre a situação atual do projeto, o que está atrasado, qual colaborador está sobrecarregado, previsão de termino do projeto, custo, cronograma, utilizando linguagem natural para isso. Nada de grandes relatórios extensos que buscam responder tudo e acabam não respondendo nada.  Com o IoT, monitorar seus recursos (humanos e físicos), suas alocações, estresse, doenças, distrações, estoque, perdas, em tempo real, agindo de forma pró-ativa para o sucesso do projeto. Com Big Data, realizar comparações e previsões, comparando com dados de outros projetos e equipe, seja da própria empresa, seja com empresas similares, apoiando assim decisões estratégicas.

A economia 4.0 reafirma que os elementos estão todos conectados. Interna e externamente a ambiente usual do projeto. Se o mercado muda o seu projeto deve mudar. Se a economia muda o seu projeto segue o mesmo caminho. Na visão que o projeto deve apenas “entregar”, foi adicionado a palavra “valor”. Não basta entregar, tem que ter valor. Para isso, o responsável pelo projeto deve interagir constantemente com Product Owner, entendendo o que entrega valor mais rápido para o cliente; com o cliente, entendendo as suas expectativas; com os usuários, medindo sua satisfação na experiência com o produto; com a equipe, entendendo sua motivação e capacidade de entrega; com os analistas de negócios, entendendo qual o impacto do produto no processo ponta a ponta do cliente. Ou seja, o conhecimento técnico em projetos, deve ser combinado com conhecimentos estratégicos e negócios (mercado, missão da empresa, riscos de negócios, objetivos, tecnologias disponíveis, cliente) e de liderança (equipes colaborativas, empoderadas, líder servidor, etc).

As sociedades digitais são um caminho sem volta. Adaptar-se a ela é de fundamental importância para realização e sobrevivência dos projetos. Se você achava que os requisitos implícitos eram muitos, imagine agora com tantos meios para acessar as informações e prosseguir com o processo (Omnichannel), por exemplo. Seja acesso via aplicativo, redes sociais, sistemas, SMS, atendimento ao cliente, microserviços, etc. O cliente não vai dizer que ele quer que funcione assim. Não mesmo! Todo projeto que nascer agora deve levar em consideração esse cenário.

Fonte da imagem destacada: http://www.megamoveleiros.com.br/voce-esta-preparado-para-a-industria-4-0-2/ – Em: 22/03/2018

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s