Estava conversando com um colega de trabalho e nos deparamos sobre um pedido de ajuste a ser feito no sistema do cliente, especificamente no módulo que cuidava publicação de informações para o público externo, em atendimento a uma lei que tinha acabado de entrar em vigor. Nesse cenário hipotético, a execução do simples ajuste vai exigir conhecimentos em:

– Avaliação do contrato junto ao cliente (podemos atender o cliente? O contrato cobre?)

– Interpretação da lei em vigor (como faremos para atender?)

– Análise do não atendimento da lei pelo módulo atual (porque nosso sistema atual não está atendendo?)

– Análise de requisitos de negócios do cliente (o que o cliente precisa que seja feito? Atender a lei toda ou parte dela?)

– Análise de requisitos funcionais (tecnicamente, o que devemos fazer?)

– Viabilidade técnica do atendimento dos requisitos funcionais (nossa solução comporta os novos requisitos?)

– Avaliação do servidor onde está hospedado o website atual, para atendimento dos novos requisitos (nossos servidores suportam o aumento do número de acessos, por exemplo?)

– Design da nova tela (como as informações devem ser dispostas? Cores? Usabilidade?)

– Desenvolvimento das novas funcionalidades (pessoas colocando a mão na massa!)

– Testes das novas funcionalidades (estão seguindo os padrões de segurança e qualidade?)

– Envio de código para ambiente de homologação e produção (integração com os servidores de aplicação? Tem algum procedimento especial?)

– Homologação e publicação das novas funcionalidades em ambiente de produção (cliente sendo informado e dando o aceite na entrega)

UFA!

E esse foi um breve resumo do passo a passo de um simples ajuste em uma tela de sistema em produção, exemplificando o tanto de pessoas e setores envolvidos.

Segundo o Wikipidia, “uma equipe multidisciplinar (multifuncional) é um grupo de produção intelectual, material ou de ambos, composta por integrantes que atuam em áreas diferentes, mas que se completam para o desenvolvimento de um projeto específico”.

Caso as equipes continuem trabalhando em silos, como por exemplo: análise de negócios, Análise de requisitos, testes, desenvolvimento de sistemas, infraestrutura, atendimento ao cliente, design, etc. A realização das atividades listadas acima iria seguir um processo estritamente preditivo (cascata): um silo finalizando seu trabalho e passando para a equipe seguinte, até que a solução seja devidamente entregue ao cliente. Existindo um sentimento: “faço meu trabalho e passo adiante”. Caso aconteça algum problema, todo esse passo a passo deverá ser repetido.

Trabalhando em equipes multifuncionais, formadas por profissionais de diversas especialidades, onde cada um preocupa-se com o seu e com o trabalho do amigo, conhecendo o que cada um faz, a realização do passo a passo acima reduz-se a umas poucas horas de planejamento e execução. Pois, em um mesmo ambiente, todos comprometidos, a necessidade do cliente é exposta e todos os responsáveis por colocar a solução no “ar” estão ali, lado a lado, face a face. A comunicação flui melhor. As barreiras entre setores são quebradas. As decisões são tomadas mais rápidas, pois se tem a visão de todo o processo. As entregas ao cliente ganham agilidade. A equipe se motiva, pois o trabalho é visto, constantemente. O valor coletivo da equipe começa a existir, pois a solução não é dada por um, mas por todos!

Ainda sobre comunicação, em equipes multifuncionais, ela é facilitada, pois cada um conhece (mesmo que um pouco) os conceitos e características do trabalho do colega. Onde o exemplo mais comum é com o uso daquela “sopa de letrinhas”: REST, XML, Front-end, TomCat, Joomla, PHP, BD, WordPress, MVP, PMCanvas, Kanban, DevOps, e por aí vai. A equipe conhecer, mesmo que minimamente cada uma, irá agregar mais agilidade na realização do trabalho.

Equipe multifuncional é uma das principais características almejada por um time Scrum, em busca da entrega contínua de valor, em curtos espaços de tempo (sprints). Além dessa característica, temos ainda um time auto organizado, que preza pela comunicação face a face, com capacidade de entregas iterativas.

Prepare-se! Caso você ainda não faça parte de uma equipe com essas características, com certeza em breve fará!

Forte abraço!

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s