Vocês conhecem a ferramenta de gerenciamento de projetos Redmine? Não?! Então continue a leitura para conhecer seus principais módulos e como ela pode ser utilizada em seu dia a dia.

Tela inicial do Redmine e seus principais módulos

Redmine (redmine.org) é um software livre gerenciador de projetos baseado na Web. O design dele é influenciado pelo Trac, ou seja, acompanhamento dos registros de suas atividades. É escrito usando o Framework Ruby on rails, multiplataforma e suporta diversos banco de dados. Pode ser instalado tanto em servidor de aplicação quanto em seu computador local.

Seus principais módulos são:

  • Atividades: módulo onde você consegue acompanhar todas as atividades dos usuários do seu projeto. Quem fez o que. Quando. Comentários. Avanço das atividades. Também conhecido como “Timeline” do projeto. Ou seja, todas as interações pertinentes em seu projeto poderão ser consultadas nesse módulo.
  • Planejamento: nesse módulo você pode utilizar para formatar a sua Estrutura Analítica do Projeto, ou o planejamento da release de seu projeto, que nesse cenário são chamados de “versão“. As tarefas do projeto poderão ser associadas a cada versão, contribuindo assim para saber como está seu projeto. Quantos porcento concluído, por exemplo.
Exemplo de Planejamento da Release. EAP ou a divisão dos pacotes.
  • Tarefas: após definir seus pacotes de entrega no módulo de planejamento, o gerente de projetos deverá definir quais tarefas serão necessárias para concluir o pacote. É nesse módulo que as tarefas são criadas, os responsáveis de cada uma são associados, o tempo estimado definido e o diagrama de rede é criado. Aqui gera insumos para você saber a alocação de sua equipe ao longo do projeto.
  • Tempo gasto: definido o seu planejamento, agora os membros dos projetos deverão fazer os devidos apontamentos nas atividades sob sua responsabilidade. Aqui o usuário escolhe a tarefa, a data, faz o apontamento e informa tempo gasto para realização da atividade. Esse módulo gera insumos para todos os relatórios do projeto.
  • Projeto: página interna de um projeto, onde você ver as informações dele e pode acessar cada módulo informados anteriormente.
  • Outros módulos: o Redmine disponibiliza outros módulos para ser utilizado como complemento na gestão do projeto, tais como: Wiki, Documentos, Arquivos, Gantt, Calendário e Notícias, além de configurações, onde você pode definir papéis no projeto, associar aos usuários e criar categoria de atividades, por exemplo.
  • Multiprojetos: quando você começa a trabalhar com vários projetos em sua ferramenta, o Redmine permite fazer uma gestão entre esses projetos, onde a visão de cada módulo informado acima, configura-se para uma visão de escritório de projetos. Ou seja, o gestor tem a visão de atividades, tarefas e apontamentos entre projetos.

Associado a um conhecimento inicial sobre projeto e as boas práticas do PMBok, o Redmine torna-se um importante aliado na busca por melhores resultados. Pois, o gerenciamento de escopo, gerenciamento de cronograma, gerenciamento das comunicações e engajamento das partes interessadas, podem ser executadas usando os módulos da ferramenta. Isso gera um grande benefício para a gestão!

A ferramenta permite ainda a adição de novos plugins, para ter um uso alinhado ao framework Ágil Scrum ou para gerar novas estatísticas do desempenho da sua equipe.

Ficou interessado em usar a ferramenta? Recomendo iniciar instalando em seu computador.

O download pode ser feito através do link: https://bitnami.com/stack/redmine/installer

Quer saber mais sobre gerenciamento de projetos? Pode contar comigo!

Forte abraço e até a próxima!

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s