A priorização baseada em valor de negócio é um dos princípios Scrum mais desafiadores de se alcançar, considerando que ele envolve ter conhecimento de dois grandes conceitos: priorização e valor.

Vamos começar com a priorização. Apesar de parecer simples (estabelecer algo como prioritário), a maneira como você faz pode determinar todo o andamento e sucesso do seu produto. Afinal, você prioriza baseado em quê?

  • Em quem tem mais “poder”: se o requisito for determinado pelo C-level, então ele é a prioridade.
  • Pela satisfação do usuário: se o requisito for melhor para quem usa, então ele será prioritário.
  • Pelo risco: se o requisito for menos arriscado, então ele será prioritário.
  • Pelo dinheiro: se o requisito trouxer “mais dinheiro”, então ele será prioritário.
  • Pelo tempo de entrega do requisito
  • Pelas dependências do requisito
  • Pelo valor do requisito

São inúmeras as formas de priorização dos requisitos do produto e o desafio de qualquer time é entregar o maior valor no menor período de tempo. E isso requer priorização. Quando pensamos em priorizar baseado em valor:

  • Percepção de valor: rapidez, garantia, simples e fácil, divertido
  • Valor é algo que representa a solução para o problema de alguém
  • Pode ser estimado usando métodos como Retorno sobre o investimento (ROI), Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR).
  • Referente a Produto, “valor” vem substituindo o conceito de “qualidade”, pois diz respeito, também, à satisfação de necessidades. Ou seja, produtos que têm valor são aqueles capazes de satisfazer as necessidades dos consumidores aos quais são destinados.

No Scrum, o Dono do Produto (Product Owner – PO) representa os Stakeholders e é o responsável por garantir que o Time Scrum entregue valor, onde o mesmos descreve os requisitos de negócios e representa a priorização no Backlog do produto priorizado.  Para que esse importante trabalho seja bem conduzido, o PO deve interagir constantemente com o patrocinador, clientes e usuários, Scrum Master e com o próprio Time Scrum, entre outros. Coletando informações e confrontando com características de outros produtos no mercado, avaliando a melhor maneira de apresentar e vender os requisitos priorizados, acompanhando o sucesso no uso dos entregáveis por parte do cliente. Sendo esse um trabalho constante. Mas será que isso garante a entrega de valor?

Para Mark Schwartz, autor do livro “The Art Of Business Value“, após uma narrativa do livro (recomendo a leitura!), o conceito de “Valor de Negócio” é “uma hipótese mantida pela liderança da organização sobre o que melhor alcançará os objetivos finais da organização ou os resultados desejados”. Ou seja, você não consegue garantir que está entregando valor até que a sua hipótese esteja devidamente validada pela empresa! Concordando com o autor, considero que esse objetivo só pode ser atingido através de uma sinergia entre os diversos setores, desde a equipe de vendas, marketing até a equipe de desenvolvimento e operação do produto. Trazendo a tona a necessidade de um trabalho totalmente integrado, utilizando ferramentas que permitam a validação constante das entregas de produtos e sua medicação de sucesso/fracasso, permitindo que a empresa, em conjunto com todos os setores possam corrigir o mais rápido possível o roadmap do produto para atingimento dos objetivos.

Nesse sentido, sair do conceito de “entrega de valor contínua” para de fato na prática “entregar valor”, não envolve apenas preparar o Product Owner, Scrum Master ou o Time Scrum (papéis centrais do Scrum), mas sim trabalhar a cultura empresarial na busca da agilidade, envolvendo vários outros conceitos como DevOps, BPM, RPA, Integração Contínua, Business Agility, Change Management, entre tantos outros. Assustado? Acho que não. Recentemente vi uma apresentação onde foi citado a frase: “progresso ao invés da perfeição“. Então, vamos progredindo sempre!

Forte abraço!

 

Contribua com seu comentário. Será bem vindo(a)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s